O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, quando iniciou-se atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como Natação e Atletismo para deficientes visuais. Para portadores de deficiências físicas, o esporte adaptado só teve início oficialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados voltavam para casa mutilados.
Com o sucesso dos jogos o esporte se fortaleceu e fundou-se a Federação Mundial de Veteranos, a fim de discutir regras e normas técnicas. Ao longo dos anos, a competição foi crescendo muito. Por problemas de organização, as Paralimpíadas de 1968 e 1972 ocorreram em cidades diferentes da sede das Olimpíadas, constituindo exceções na história dos Jogos Paralímpicos. Em 1988, em Seul, os jogos voltaram a ser disputados na mesma cidade que abriga as Olimpíadas. O primeiro ano de participação brasileira foi 72.
As Paraolimpíadas são disputadas a cada quatro anos, nos mesmos locais onde são realizadas as Olimpíadas, usando a mesma estrutura montada para os atletas olímpicos. São 19 modalidades em disputa por atletas portadores de deficiências, divididos em categorias funcionais de acordo com a limitação de cada um, para que haja equilíbrio.
Do dia 29 de agosto até o dia 9 de setembro acontece a Paralimpíada 2012. Cerca de 4.200 atletas de mais de 65 países competem em 20 modalidades na Paralimpíada de Londres. Veja um pouco da história das Paralimpíadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário